segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Módulo III - Aula 1 Projecto

No início da aula o professor elucidou-nos da avaliação do 1º Periodo e como esta será feita nos seguintes períodos. Depois falámos sobre o novo método de actualização dos Blogs, falamos sobre os raids fotográficos que nos foram propostos fazer, foi lançado o novo Desafio:"Vais agora caminhar pelo mundo...por onde andas e o que encontras?" e depois, reunimonos em gurpos de 4 para trabalhar no projecto de cinema e video de modo a desenvolver um conceito conjunto.

desta aula resultaram dois conceitos aqui estao eles:

"Vais agora caminhar pelo mundo...por onde andas e o que encontras?"

conceito individual(fotografia)- Vou andando pelo mundo da loucura onde a falsidade reina e cada elemento que se levanta é bombardeado com encantos, aplausos, promeças, aliciações e seduções em pról da sua fama, poder ou engrandecimento, mas cada elemento que se levanta é um alvo a extinguir pois outros elementos(mais altos, gananciosos e invejosos) se levantam e desesperam pela sua "acidental" e "inesperada" queda!

conceito de grupo(cinema e video)- Vamos andando pelo interior dessa! tentanto penetrar a sua alma, o seu espirito, tentando viver com ela as suas descobertas de sensações, emoções e sentimentos na procura insaciavel da resposta a questão atormentadora de uma vida: "quando não devemos sentir?" essa maldita que me enche a cabeça de outras tantas multiplas avassaladoras questões sem resposta evidente, tentando encontrar  tudo isso e o significado do sorriso inesperado. 

Módulo III - Aula 1 Tecnologia

Iniciámos o novo módulo Audiovisuais. Nesta primeira aula fizemos a apresentação e 
falámos o conteudo das aulas
Na aula de Fotografia falamos acerca da técnologia e como esta é praticada na escola. De seguida visualizamos varias fotografias de vários autores como Cindy Sherman, Richard Avedon, grandes mestres do retrato, e ainda man ray, tivemos em contacto com varios estilos de fotografia.no final da aula assistimos a excertos de um documentario da National Geographic sobre a vida dos seus fotografos. aqui deixo algumas das fotogrfias visionadas nessa aula:
Cindy Sherman (American, b. 1954)
Untitled (Woman in Sun Dress), 2003
fonte: wcma.org

Richard Avedon
fonte: http://estudosdedesign.blogspot.com/2010/12/fotografia-de-richard-avedon.html

 
Man Ray
Auto-retrato

 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

referenciais e pesquisa

"A metamorfose do busto" de Bruno Lopes








conceito- tecnologia ourivesaria

Conceito
Mas é preciso arriscar... e tu, o que estás disposto a arriscar?
Eu estou disposto a arriscar a minha morte para saber como seria quando eu estivesse morto.
Era uma vez uma terra para onde iam as pessoas depois de mortas, eu, quando cheguei a essa terra chamada “os mortos do mundo” (e não “o mundo dos mortos”) parti a descoberta e encontrei um mundo um pouco cinzento. Passado pouco tempo toquei numa pedra do chão e esta ergueu-se com tamanha rapidez, ganhou cores, pétalas e nelóp  (pólen) formando um emaranhado de flores, outra pedra em que  toquei prolificou-se  e ganhou cores também, um menino pedinte na esquina de uma rua transformou-se num sábio génio ou buda …ele tocou-me e eu próprio me transformei. A água ficava vermelha que nem rubi depois verde, de seguida amarela, azul, rosa, púrpura, branca, cinzenta, prata…Criaturas loucas, vacas que não são vacas mas afinal até são vacas, os cérebros não são cérebros mas afinal ate são cérebros, as camas não são camas mas afinal não são mesmo camas são animais de estimação. Loucura risos, alterar, mudar, confusão, alegria, encantar, enfeitiçar, viver.   
Tudo se transformava ao meu toque até mesmo eu, vou passar o resto da minha vida a modificar este mundo e a enche-lo de cores…mas esperem lá eu arrisquei a minha morte…

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Execução da peça

Bloco de plasticina inicial






Peça final- frente





Peça final- trás

Relatório da Aula de Cerâmica

Técnicas


Lastra: Cortamos com a ajuda do garrote o barro, faz-se uma lastra com o auxilio das réguas e do rolo da massa. De seguida faz-se um cubo com incisões de cada um dos lados das junções e coloca-se a lambujem.
Ao juntar retira-se os excessos de lambugem.

Vazamento ou modelação a partir de um bloco: Cortar o bloco com o garrote  (fazer uma marca no sitio da separação para saber onde voltar a juntar) escavar o interior com 1 cm a toda a volta com o teque de escavar e de seguida alisar com o teque de modelar. Depois de unir os dois pedaços da peça aplicando as incisões necessárias e a lambujem. Fazer incisões a toda a volta da peça em sentidos contrários, aplicar a lambugem e preencher os espaços deixados com pedacinhos de barro.

Técnica da bola: Moldasse uma bola com o barro, de seguida com o polegar perfura-se a bola e estreita-se as paredes da bola pressionando o polegar contra os outros dedos até estas ficarem com sensivelmente 1 centímetro.

Técnica de rolinhos: Cortar com o garrote e fazer novamente uma lastra. Cortar a base da peça a partir da lastra já feita e depois fazer rolos para construir as paredes da peça, não esquecer de fazer incisões e pincelar com lambujem o rolo ao longo da montagem da paredes para que estas não de descolem nem partam. Alisar as paredes no fim.


Secagem:
Agora que já temos a peça moldada segue-se o período de secagem. É um processo lento e quando a peça é complexa á a necessidade de a ensacar para que fique mais protegida. A peça deve estar resguardada do sol e das correntes de ar. Este processo consiste na eliminação da maior quantidade possível de humidade existente na peça de modo que as mesmas diminuem ao passar por este processo, visto que o espaço que era antes ocupado pela agua agora será ocupado por barro. A peça fica também mais clara.



Cozedura
Após a secagem a peça vai ao forno.
Patamares de secagem – <50º durante 2h <100º durante 2h até aos 350º/450º.
Depois desse 1º patamar
Programar o forno para cozer ate aos 1000º aumentando 60º a cada 1h.
Quando o forno atingir os 1000º, espera-se que arrefeça e quando a sua temperatura interior rondar os 150º abre-se a porta devagar.
Quando a temperatura estiver a 100º ou menos já se pode abrir a porta e retirar as peças, com luvas próprias para esse efeito.

Apenas a partir dos 550º é que se pode considerar que as peças perdem a humidade de existência.




Pintura das peças
 Depois de secas e cozidas (chacota) podemos pintar com tintas ou vidrados. Voltam a ir ao forno a subir 120º por cada 1h até atingis os 1000º quando se dá a chegada a essa temperatura manter o forno a 1000º durante mais 30min para uniformizar os vidrados.



Majolica quando a peça esta chacotada dá-se  um mergulho com vidrado branco à base de oxido de estanho (vidrado estanhifero).
Depois pintar com tintas de água e ir ao forno.

Tintas



Cobre - Verde
Ferro – castanhos
Cobalto – Azul
Estanho – Branco
Chumbo – brilho vidrado

 

Glossário do material de cerâmica

-Teques de escavar: Servem para escavar o barro, retirando o interior das peças tornando-as ocas.

-Teques de modelar: Utilizam-se para modelar o barro, são um substituto dos dedos.

-Faca: Ajuda a alisar superfícies e a cortar.

-Serrilha: Serve para raspar superfícies de modo a criar texturas ou a unir formas.

-Rolo da massa: Dão auxilio na concepção de lastras ou placas.  

-Régua: Facultam na criação da espessura desejada á lastra.

-Fio ou garrote: Fio geralmente de nylon, que se utiliza para cortar o barro.

-Lambugem: é barro diluído em água e serve para unir formas e peças de barro.

Esponja ou Lixa: Alisa e uniformiza uma superfície.